sábado, 25 de outubro de 2014

Corrimento Vaginal
















Porque a Mulher é mais atingida pelas DST ?

Porque a anatomia da vagina a torna um lugar mais húmido que o pénis, além disso o canal da uretra na Mulher é mais curto, pelo que as bactérias e germes percorrem menos espaço até lá chegarem. 
Além disso a entrada da vagina fica próxima do ânus, onde há bactérias.
No Homem a glande do pénis fica mais afastada do ânus, o pénis é saliente.



Corrimento vaginal .

Normalmente, a secreção vaginal contém células epiteliais, bactérias, muco e fluido produzido pela vagina e colo do útero. Ajuda a proteger o trato genital e urinário contra infecções e proporciona lubrificação dos tecidos vaginais para as relações sexuais. 

O corrimento vaginal pode indicar algumas doenças. 
Se notar o corrimento anormal, com uma cor diferente e mais espesso, comichão e ardor na vagina, presença de sangue no corrimento, dor no abdómen, será mau sinal.


As causas mais comuns são infecção vaginal causada por fungos ou bactérias.

Reacção do organismo a um corpo estranho ( tampão, algum espermicida, sabão líquido demasiado agressivo, roupa íntima com químicos = prefira sempre cuequinha 100% algodão ).

Ou alterações hormonais que ocorrem durante a menopausa.

Consulte um ginecologista que poderá avaliar o corrimento vaginal.


Evite no duche, lavar a vagina com o chuveiro directamente apontado para dentro da vagina, isso irá desestabilizar a flora vaginal (onde estão bactérias benéficas). Além disso o jacto de água poderá empurrar micróbios para dentro das paredes da vagina. A Água também irá desestabilizar o PH natural da vagina, o ambiente na vagina é meio ácido para eliminar certas bactérias, a água do duche pode baixar o nível de acidez dentro da vagina.

Evite roupas íntimas sintéticas ( prefira 100% algodão).

Certos lenços húmidos para limpeza íntima podem conter ingredientes irritantes.

Prefira lavar a vagina com água morna e um sabão líquido com ph compatível com o da vagina ( entre 5,5) e ácido láctico . Não use sabonetes alcalinos. Mas atenção não lave o interior da vagina (a mucosa, interior da vagina, tem pele mais sensível), lave apenas a parte exterior, lábios pequenos e lábios grandes, clitóris, meato uretral…

Dica: Gel íntimo Nirena .

Excesso de lavagens vaginais também faz mal, dizem ginecologistas, lave no máximo 3 vezes por dia.

Após lavagem, seque a vagina limpando-a com uma toalha de algodão.


Medicamentos para alguns tipos de infecções como Clamídia, Gonorreia, Vaginose Bacteriana, HPV, Aqui.

Sem comentários: