segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Noz da India riscos...













Talvez já tenha lido na internet em alguns blogs, maravilhas acerca da Noz da índia 
(aleurites moluccana) que ajuda a “perder 12kg por mês”, essa noz milagrosa para perder peso tem várias contra indicações . Cuidado. Evite.

Além disso existe uma outra espécie que é altamente tóxica.

Irei explicar detalhadamente todos os pormenores :

A semente da noz é tóxica, porém quando cozinhada perde a toxicidade, na índia utilizam-na como tempero.

Na internet andam a vender em alguns sites, nozes “falsas”, ou seja é uma semente idêntica mas é altamente tóxica, o nome científico é Thevetia peruviana.

Portanto tome cuidado !

Quanto à noz original (aleurites moluccana) , mesmo que você compre numa loja Ervanária um produto com certificado de qualidade, não é 100% agradável tomar essa noz. 
Pois a dosagem deverá ser apenas ¼ (um quarto) da noz, dia sim dia não. 
Porém , mesmo assim, poderá não se livrar de sentir cólicas e diarreia, tem efeito diurético e laxante. E Nunca poderia tomar a noz com estômago vazio.

Não poderá ser ingerida por pessoas com problemas cardíacos, hepáticos, ou problemas urológicos, nem ingerida por idosos ou por grávidas. Pode ter efeitos negativos com outra medicação (imagine por exemplo se você tomou aspirina ou um anti gripal).



E esta informação não é especulativa, existem estudos concretos médicos acerca disso.


O Dr José Manuel Delgado, químico farmacêutico e docente da Universidade Andrés Bello, no Chile . ( UNAB : www.unab.cl ), explica :

Demonstrou-se que o resultado sobre o peso corporal relacionado com o consumo da Noz da Índia se deve principalmente ao efeito laxante da mesma, pelo que não se recomenda a sua utilização para estes fins”.

“A utilização de purgantes de forma inadequada pode implicar ao estado de desidratação e perda excessiva de electrólitos (minerais), situação que representa um importante risco para a saúde. 
O desequilíbrio electrolítico repercute sobre importantes processos fisiológicos como a regulação dos volumes em fluidos corporais, a manutenção do equilíbrio ácido-base e a regulação da pressão arterial, entre outros”.

“Uma das complicações mais graves poderia apresentar-se devido as variações nos níveis de potássio, dado a importância deste elemento no correcto funcionamento cardíaco”.




Se quer perder peso comece por mudar hábitos alimentares, praticar exercício (bastam apenas 30 minutos por dia para começar) e opte por medicamentos seguros que existem há vários anos no mercado, de laboratórios de confiança e devidamente testados e aprovados pelo Infarmed.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só que existe uma diferença entre noz da ÍNDIA e chapéu de napoleão ;)

Kandangoo disse...

Amigo, a diferença entre o veneno e o remedio é a dose. Todo remedio é toxico porem se vc toma-lo na dose correta ele vai cura-lo. Com a noz da india não é diferente. Eu utilizo na dose correta e perdi 25 kg em 6 meses sem nenhum problema.